De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria IDC, as áreas de uma empresa que mais geram demandas de T.I. são:
- Vendas e Marketing: Essas áreas são responsáveis por gerar novas oportunidades de negócios e, por isso, exigem o uso de tecnologias de ponta para a captação de leads, gestão de relacionamento com clientes (CRM), serviços de e-mail para empresa, servidor de arquivos online ou em nuvem e marketing digital.
- Operações: Essa área é responsável pela execução dos processos de negócios da empresa e, por isso, exige o uso de sistemas de automação, gestão de estoque e logística.
- Recursos Humanos: Essa área é responsável pela gestão dos colaboradores da empresa e, por isso, exige o uso de sistemas de RH, treinamento e desenvolvimento.
Outras áreas que também geram demandas de T.I. são:
- Finanças: Sistemas de gestão financeira, contabilidade e auditoria.
- Produção: Sistemas de gestão de produção, controle de qualidade e estoque.
- Pesquisa e Desenvolvimento: Sistemas de gestão de projetos, testes e prototipagem.
- Suporte ao cliente: Sistemas de atendimento ao cliente, call center e chat.
É importante ressaltar que as demandas de T.I. variam de acordo com o tamanho e o setor da empresa. No entanto, as áreas listadas acima são as que geram mais demandas de forma geral.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Getulio Vargas, as áreas de uma empresa que mais geram demandas de T.I. são:
- Atendimento ao cliente: as empresas estão cada vez mais investindo em atendimento ao cliente omnichannel, o que exige um sistema de TI robusto e escalável.
- Vendas: as empresas usam a tecnologia para automatizar processos, melhorar a experiência do cliente e aumentar as vendas.
- Logística: as empresas usam a tecnologia para rastrear pedidos, gerenciar estoques e otimizar as operações logísticas.
- Finanças: as empresas usam a tecnologia para automatizar processos, gerenciar riscos e tomar decisões mais informadas.
- Recursos humanos: as empresas usam a tecnologia para automatizar processos, gerenciar benefícios e recrutamento.
Essas áreas são responsáveis por uma grande parte das atividades de uma empresa, portanto, demandam um alto nível de suporte de TI. É importante que as empresas tenham uma estratégia de TI bem definida para atender às necessidades dessas áreas.
De acordo com o livro “Fundamentos do Gerenciamento de Serviços de TI 2ª edição”, as áreas de uma empresa que mais geram demandas de T.I. são:
1. Operações
As operações são responsáveis pela execução das atividades rotineiras da empresa, como produção, vendas, marketing, etc. Elas são as que mais geram demandas de T.I. porque são as que mais dependem de sistemas e infraestrutura de T.I. para funcionar.
2. Vendas e marketing
Vendas e marketing são responsáveis por gerar receitas para a empresa. Elas são as segundas que mais geram demandas de T.I. porque precisam de sistemas e infraestrutura de T.I. para interagir com os clientes, realizar campanhas de marketing e acompanhar as vendas.
3. Recursos humanos
Recursos humanos é responsável por gerenciar os funcionários da empresa. Elas são as terceiras que mais geram demandas de T.I. porque precisam de sistemas e infraestrutura de T.I. para gerenciar o cadastro de funcionários, realizar os processos de recrutamento e seleção, e gerenciar a folha de pagamento.
4. Finanças
Finanças é responsável pelo controle financeiro da empresa. Elas são as quartas que mais geram demandas de T.I. porque precisam de sistemas e infraestrutura de T.I. para gerenciar as contas a pagar, as contas a receber, os investimentos, etc.
5. Suprimentos
Suprimentos é responsável pela aquisição e distribuição de materiais e serviços para a empresa. Elas são as quintas que mais geram demandas de T.I. porque precisam de sistemas e infraestrutura de T.I. para gerenciar o estoque, realizar os pedidos de compra, e acompanhar as entregas.
Essas áreas são responsáveis por grande parte das atividades da empresa, e por isso são as que mais geram demandas de T.I. A TI é essencial para o funcionamento dessas áreas, e por isso é importante que ela seja bem planejada e gerenciada.